(vídeo mostrando a exposição de Jorge Amado no MAM & o carinho das pessoas para com ele)
A relação de Jorge Amado com o mundo foi de extrema contribuição social. Suas obras tem uma importância tão fundamental na cultura brasileira e até internacional, tornando-o constantemente alvo de grandes homenagens e de honrarias dignas apenas de pessoas com grande impacto social. Um grande exemplo disso tudo é que ele não falava mal de nenhuma religião, muito pelo contrário, ele abordava sempre um pouco de cada uma delas em suas obras, sem causar conflitos. Isso fazia com que ele tivesse o respeito de muitas pessoas.
Ele também não tinha medo de mostrar a realidade, e com isso abrangia toda a população em suas obras, seja ou da classe rica, ou da pobre, os brancos ou negros, moradores de rua ou não.
Jorge Amado sempre tinha algum personagem de fibra, sendo assim, ele mostrava bastante a personalidade de cada um. Realçava sempre a força e a garra da mulher. Isso é muito importante, pois poucas pessoas tem a coragem de escrever e defender a raça feminina.
Jorge procurava sempre estar ligado ao povo, isso aumentava a cada vez mais a sua credibilidade.
"“... Com o povo aprendi tudo quanto sei, dele me alimentei e, se meus são os defeitos da obra realizada, do povo são as qualidades porventura nela existentes. Porque, se uma virtude possui, foi a de me acercar do povo, de misturar-me com ele, viver sua vida, integrar-me em sua realidade. Quem não quiser ouvir pode ir embora, minha fala é simples e sem pretensão(...)” (AMADO, Jorge. Os Pastores da Noite)"
Sua importância ultrapassou os limites da literatura, fazendo com que sua influência atingisse um alto nível na discussão de temas como a política, a religião e a sexualidade.
Trabalho relacionado à matéria de Redação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário